O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) realizou na manhã desta quarta-feira, 28, Sessão Extraordinária do Pleno em homenagem ao conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira, que solicitou a antecipação de sua aposentadoria da Corte de Contas maranhense. Pela legislação em vigor, a data prevista para a aposentadoria de Washington Oliveira seria o dia 24 de dezembro do ano em curso, quando o conselheiro completará 75 anos, idade-limite para permanecer no exercício do cargo.
O presidente do TCE, conselheiro Marcelo Tavares, iniciou a sessão com a leitura da biografia do conselheiro Washington Oliveira, destacando os principais fatos de sua trajetória como militante da luta pela redemocratização do Brasil, suas atividades políticas ligadas às causas populares, os mandatos eletivos por ele exercidos e as atividades desempenhadas ao longo dos dez anos em Washington Oliveira integrou o TCE maranhense.
Nas palavras de Marcelo Tavares, ganharam destaque a ética e a seriedade que caracterizaram a conduta de Washington Oliveira no exercício do cargo de conselheiro, bem como a cordialidade e a civilidade no trato com os membros e servidores, demonstrando sempre estar aberto ao diálogo em benefício da instituição.
Todos os demais membros do Colegiado presentes à sessão agradeceram as contribuições dadas por Washington Oliveira ao TCE e desejaram a ele sucesso na próxima etapa de sua vida, reafirmando que ele continuará a atuar em defesa dos princípios republicanos e do desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
Coube ao auditor de controle externo Emílio Bandeira, lotado no gabinete do conselheiro Washington Oliveira, falar em nome dos servidores da instituição. Ele reafirmou a dedicação ao trabalho que marcou a passagem de Washington Oliveira pelo TCE, sua postura acessível e foco na defesa do cumprimento da missão institucional do órgão, como forma de assegurar sua legitimidade junto aos cidadãos.
Em sua fala, Washington Oliveira fez uma síntese das principais ações por ele realizadas nas diferentes instâncias em que atuou na instituição, com ênfase no fato de ter sido o primeiro Ouvidor da Corte de Contas maranhense, consolidando este setor como um canal de interação ágil e efetivo com os cidadãos. Ele destacou também as realizações de seu período como presidente do TCE, quando priorizou medidas de ampliação do diálogo interinstitucional, a participação do TCE nas Audiências de Controle Social e Cidadania promovidas pela Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, a adesão do TCE à Agenda 2030 da ONU, bem como as inciativas que buscaram preservar a memória institucional do TCE e as atividades do Projeto TCE Cultural.
Ao finalizar a sessão, o conselheiro Marcelo Tavares agradeceu uma vez mais a colaboração dada por Washington Oliveira ao TCE, afirmando que ele continuará a trabalhar em benefício do Maranhão e do Brasil, na perspectiva da construção de um país mais justo para todos, o que para ele sempre representou uma convicção e um propósito de vida.