Reprodução de Imagem: Portal Gov
No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado no último domingo (3), 25,2% dos estudantes inscritos no Maranhão não compareceram, o que representa cerca de 45.011 pessoas dos 178.616 candidatos do estado. Embora o índice de abstenção seja significativo, ele ficou abaixo da média nacional, que foi de 26,6%, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) quatro dias após o exame.
Comparado ao ano passado, o Maranhão registrou uma redução no número de faltosos. Em 2023, a abstenção no primeiro dia de provas foi de 28,4%, com 47.783 inscritos ausentes. A redução sugere uma possível melhora na adesão ao Enem no estado, apesar dos desafios enfrentados por estudantes, como questões de deslocamento e preparação.
O segundo dia de provas do Enem 2024 ocorrerá neste domingo (10), e contará com as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, matérias que tradicionalmente exigem bastante dos candidatos. A expectativa é de que a adesão se mantenha próxima ou melhore em relação ao primeiro dia.
Texto Base: G1 Noticias