
Reprodução de imagem: INPASA
Investimento de R$ 2,5 bilhões reforça papel estratégico do Matopiba no setor agroenergético nacional
Nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, foi inaugurada em Balsas, no sul do Maranhão, a nova unidade da Inpasa — maior biorefinaria de etanol de grãos da América Latina. Com um investimento de R$ 2,5 bilhões, a planta representa um marco para o agronegócio e a transição energética no Brasil, além de fortalecer a importância estratégica da região do Matopiba (confluência dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) no cenário agroenergético nacional.
A nova unidade chega com capacidade para processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, o que resultará na produção anual de aproximadamente 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (subproduto utilizado na nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal.
Com foco em inovação e sustentabilidade, a biorefinaria opera dentro do conceito de economia circular, utilizando um moderno sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, o que garante alta eficiência energética e menor impacto ambiental.
A vinda da Inpasa para o Maranhão foi fruto de uma articulação entre o governador Carlos Brandão e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com apoio da prefeitura de Balsas e da Câmara Municipal, que atuaram para garantir as condições fiscais necessárias à viabilização do empreendimento.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Carlos Brandão, do prefeito de Balsas, vereadores da região, além do presidente do Conselho de Administração da Inpasa, José Lopes, e do presidente da companhia, Edilson Lopes.
Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa se consolidou como uma das maiores empresas do setor agroindustrial, sendo referência em inovação e sustentabilidade. Atualmente, a companhia conta com sete unidades industriais — cinco no Brasil e duas no Paraguai — e segue em expansão, com uma nova planta em construção no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.
A chegada da Inpasa a Balsas promete impulsionar a economia regional, gerar empregos, fortalecer a cadeia produtiva do milho e sorgo e outras culturas.