
Reprodução de imagem: PF
São Luís/MA – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30/09), em Grajaú/MA, a Operação Guardiões, no âmbito da Operação Carcará – fase VIII, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, especialmente pelo plantio ilícito de Cannabis sativa em escala comercial na Terra Indígena Bacurizinho.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e realizadas cinco prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo. Os suspeitos foram encontrados com mais de sete quilos de maconha, além de utensílios destinados ao cultivo da droga e armas.
Os presos foram conduzidos à Unidade Prisional de Grajaú, onde permanecerão à disposição da Justiça.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso mantinha uma estrutura organizada para o plantio de maconha e realizava recrutamentos periódicos de pessoas vindas de Pernambuco, que eram aliciadas para trabalhar nas plantações ilegais.
A Operação Carcará, coordenada pela Polícia Federal no Maranhão, é considerada uma estratégia permanente de combate ao cultivo ilegal de entorpecentes em áreas remotas e de difícil acesso. O objetivo é enfraquecer o tráfico de drogas, desarticular estruturas criminosas e reduzir os impactos sociais e criminais decorrentes dessa prática ilícita no estado.