
Reprodução de imagem: Gov.MA
Na manhã desta quinta-feira (6), uma operação coordenada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda resultou em uma das maiores apreensões de munições já registradas no Maranhão. A ação, batizada de “Final Round” (Último Disparo), aconteceu no município de Grajaú e culminou na apreensão de mais de 15,6 mil munições, além de diversos outros materiais ilícitos.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais utilizados como fachada para o comércio ilegal de armas e munições. A operação é fruto de uma investigação conduzida pela Polícia Civil, que vem monitorando a atuação de grupos envolvidos nesse tipo de crime na região.
Durante as buscas, os agentes apreenderam 15.680 munições de diferentes calibres, entre elas .12, .20, .22, .28 e .36, além de 250 estojos de cartuchos, 43 quilos de chumbo e 130 armas brancas, incluindo facas, punhais e canivetes.
Em um dos alvos, localizado na Rodoviária Municipal de Grajaú, foram encontrados ainda dinheiro em espécie, um veículo Toyota SW4, cofres com indícios de armazenamento de armas, raticida e cartões de benefícios sociais de indígenas, que estão sendo investigados por possível uso em atividades ilícitas.
Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos e seguem sob investigação.
O delegado regional de Barra do Corda, Brito Júnior, destacou que o trabalho das forças de segurança continuará para identificar todos os integrantes do grupo e o alcance das suas atividades.
A Operação Final Round contou com o apoio de policiais civis de Barra do Corda e Grajaú, da Polícia Militar de Barra do Corda, da Guarda Municipal de Grajaú, além de equipes da Delegacia Regional de Chapadinha e agentes do Centro Tático Aéreo (CTA).
A ação representa um importante golpe contra o comércio ilegal de munições e o fortalecimento da segurança pública na região central do Maranhão.