Reprodução de Imagem: Brasil Escola
SÃO LUÍS – A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (20) uma redução nas tarifas de energia da Equatorial Maranhão, que entrará em vigor a partir da próxima quarta-feira (28). A medida afetará diretamente os 2,7 milhões de clientes localizados em todo o estado do Maranhão.
A redução, que trará um efeito médio negativo de -1,22% nas tarifas, representa um alívio significativo para os consumidores maranhenses, especialmente considerando que a inflação no período foi de 4,50%. Para os clientes residenciais, classificados na categoria B1, a redução será de -1,23%. Já para os consumidores do Grupo A, que inclui aqueles de média e alta tensão, a diminuição será um pouco maior, alcançando -1,36%.
A redução tarifária prevista para 2024 deve-se, em grande parte, à queda nos custos com encargos setoriais, transporte e compra de energia. Esses fatores contribuíram para a redução dos valores cobrados, refletindo diretamente nas contas de luz dos consumidores do Maranhão.
O Reajuste Tarifário Anual é uma prática regulamentada nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica em todo o Brasil e ocorre de forma anual. Conduzido pela ANEEL, esse processo tem como objetivo atualizar os valores das tarifas, considerando a variação da inflação e os custos operacionais do setor elétrico.
A Equatorial Maranhão reforça a importância do uso consciente da energia elétrica, incentivando os consumidores a evitar desperdícios, economizar na conta de luz e continuar desfrutando do conforto proporcionado pela energia de forma sustentável.
Texto base: Imirante