Reprodução de Imagem: MPMA
No último domingo, 18 de agosto, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou a corrida de rua em prol da campanha “Juntos Fazemos o Trânsito” no município de Balsas. O evento reuniu mais de 200 participantes, incluindo pessoas com deficiência, destacando a importância da inclusão social em atividades comunitárias. A largada ocorreu em frente à sede das Promotorias de Justiça de Balsas, com um percurso de 5 km.
A campanha é uma iniciativa conjunta da 1ª, 2ª e 4ª Promotorias de Justiça de Balsas, sob a coordenação dos promotores Dailma Maria de Melo Brito Fernández, Antonio Lisboa de Castro Viana Júnior e Tiago Carvalho Rohrr. O principal objetivo da ação é a prevenção de acidentes de trânsito, promovendo a conscientização sobre a segurança nas vias e a redução de incidentes com o tema “No trânsito, escolhas certas salvam vidas”.
A promotora de justiça Dailma Melo Brito expressou satisfação com o engajamento da população no evento, ressaltando que a participação ativa dos moradores reflete diretamente na eficácia da campanha. “Ficamos felizes ao vermos que a sociedade atendeu ao chamado e veio participar de mais uma atividade da campanha em alusão ao trânsito seguro”, afirmou.
Para o promotor Antonio Lisboa, o comparecimento maciço da comunidade evidencia a relevância de iniciativas que reforçam a segurança no trânsito e, simultaneamente, contribuem para a saúde pública. “Nos surpreendeu o interesse das pessoas na corrida e é importante promovermos uma atividade que gera saúde para também pensarmos na segurança no trânsito e melhorar ainda mais nossa condição de vida nos mais vários aspectos”, destacou.
Entre os participantes, pessoas com deficiência tiveram destaque, como Jeremias da Silva Santos, Jhony Gomes da Silva e Wesley Domingos de Sousa, que completaram o percurso de 5 km em menos de meia hora, tempo semelhante aos vencedores gerais das categorias masculina e feminina. Jeremias enfatizou a importância da ação tanto para a conscientização no trânsito quanto para a inclusão social. “Este é um projeto muito lindo, que tanto incentiva a paz no trânsito, quanto acolhe a nós, pessoas com deficiência. Porque é muito difícil quando uma pessoa sofre um acidente, se torna pessoa com deficiência e não tem apoio. E hoje todos saíram de casa cedo para celebrar a paz no trânsito. Nota 10!”, comemorou.
O evento premiou os melhores colocados em diversas categorias etárias. Na categoria masculina, os vencedores foram, em ordem: Roney Ferreira dos Santos, Railson de Moura Santos, Felipe Silva de Alencar, Joaquim Silva da Conceição e Eliezio de Araujo Carvalho. Já as cinco primeiras colocadas na categoria geral feminino foram Betilene Alves Nascimento, Maria Inês Rodrigues, Maria Rosaria Rocha, Solange Maria dos Santos e Elizania Barros Teixeira.
A Campanha “Juntos Fazemos o Trânsito”
Motivada pelos altos índices de acidentes de trânsito em Balsas, especialmente envolvendo motocicletas, a campanha “Juntos Fazemos o Trânsito” foca na conscientização e educação para a segurança no trânsito. Entre as medidas promovidas estão o uso do capacete, respeito aos limites de velocidade, utilização do cinto de segurança e respeito à faixa de pedestres.
A gravidade do problema se reflete nos hospitais do município, onde, em média, 65% dos leitos são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, destacando a urgência de ações como essa para reverter o quadro e salvar vidas.
Texto base: MPMA