Reprodução de imagem: Internet
A Polícia Civil do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil do Mato Grosso, deflagrou nesta terça-feira (21) a terceira fase da Operação Código Seguro, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso especializado em fraudes digitais e adulteração de veículos.
A ação policial cumpriu 48 ordens judiciais em diferentes cidades do país, incluindo São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ), Manaus (AM) e Riachão (MA). No Maranhão, um homem foi preso em Riachão, após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo investigado é responsável pela obtenção e comercialização de dados sensíveis e pelo uso de ferramentas digitais para a prática de crimes cibernéticos, como invasões de sistemas e fraudes financeiras.
As investigações tiveram início em 2023, quando foram identificados acessos ilegais a sistemas policiais por meio de credenciais vazadas. A operação já havia passado por duas fases anteriores, realizadas em julho e novembro de 2024, que resultaram na prisão de outros suspeitos e na apreensão de equipamentos utilizados para os crimes.