
O salão do Tribunal do Júri foi palco, na manhã da última quarta-feira, da aula inaugural da primeira turma do “Grupo Reflexivo de 2025 – Juntos Fazemos o Trânsito”. O projeto, voltado para infratores de trânsito, faz parte do eixo repressivo da campanha promovida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), sob coordenação do promotor de Justiça Tiago Carvalho Rohrr.
A integração ao grupo é uma exigência do acordo de não persecução penal firmado com o MPMA, tendo como principal meta a prevenção da violência no trânsito. A campanha deste ano destaca a importância de escolhas seguras sob o lema: “No trânsito, escolhas certas salvam vidas”.
Os encontros acontecerão nas quartas-feiras seguintes, nos dias 19 e 26 de março e 2 de abril, sempre das 8h30 às 10h30, com encerramento programado para o dia 9 de abril. Durante a abertura, a analista ministerial Fernanda de Cássia Alves Fonseca, mediadora do grupo, explicou a dinâmica dos encontros e acolheu os participantes.
A programação inaugural contou com palestras de especialistas na área. O subcomandante da Guarda Municipal, Alex Lobato, abordou o tema “Crimes de Trânsito e as Penalidades Aplicáveis”, destacando infrações comuns e suas conseqüências legais. Na sequência, a major Thaysa Cardoso, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), discutiu “Leis de Trânsito e a Responsabilidade na Condução de Veículos Motorizados”, reforçando a necessidade do cumprimento das normas para um trânsito mais seguro.
Com a iniciativa, espera-se promover reflexão e conscientização entre os participantes, contribuindo para a redução da reincidência de infrações e a segurança viária na região.