Reprodução de imagem: G1
O Maranhão vem se destacando no cenário econômico do Nordeste brasileiro. De acordo com os dados mais recentes, o comércio varejista ampliado do estado cresceu 17,6% de janeiro a maio de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse é o maior índice de crescimento na região Nordeste, reforçando a posição do Maranhão como um importante polo de desenvolvimento econômico.
O varejo restrito, que exclui a venda de veículos, peças e partes, também apresentou um desempenho positivo, com um crescimento de 9,6% no mesmo período. Esse avanço significativo reflete a recuperação econômica e o aumento do consumo na região, impulsionado por fatores como a oferta de crédito e a retomada do poder de compra dos consumidores.
Crescimento das Operações de Crédito
Paralelamente ao crescimento do varejo, o Sistema Financeiro Nordestino registrou um saldo de operações de crédito de R$ 821,1 bilhões em maio de 2024. Esse valor representa um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando o crescimento nacional, que foi de 9,2% no mesmo período.
O destaque para a oferta de crédito no Nordeste tem sido perceptível em setores como supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, e materiais de construção. De acordo com o Sicredi, uma das principais instituições financeiras da região, foram oferecidos R$ 1,9 bilhão em crédito para pessoa jurídica no último ano. Esses recursos têm sido fundamentais para o financiamento de capital de giro, expansão e modernização de empresas, além da compra de equipamentos.
Os recursos disponibilizados pelo Sicredi têm sido aplicados principalmente na criação de novas lojas, renovação de espaços físicos existentes, investimentos em tecnologia, e-commerce e marketing. Esses investimentos estão ajudando a consolidar o crescimento do varejo maranhense e a fortalecer a economia regional como um todo.
Gráfico Demonstrativo
desempenho destacado do comércio varejista ampliado e restrito no Maranhão, além do crescimento das operações de crédito tanto na região Nordeste quanto em âmbito nacional.