Quarta, 16 de Julho de 2025

Parcialmente nublado

24°C 35°C
Quarta, 16 de Julho de 2025

PIB do Maranhão cresce 1,9% no primeiro trimestre de 2025.

Reprodução de imagem: Imesc

Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quinta-feira (3), os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão referentes ao primeiro trimestre de 2025. O levantamento aponta crescimento de 1,9% da economia maranhense em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O desempenho positivo é impulsionado, principalmente, pelo setor agropecuário, que apresentou expansão de 11,3% no início do ano — resultado acima da média registrada no Nordeste (8,0%) e no Brasil (10,2%). A colheita de grãos, especialmente da soja, teve papel fundamental nesse avanço.

No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB maranhense cresceu 3,4%, índice próximo ao nacional (3,5%) e superior ao da região Nordeste (3,0%). De acordo com o Imesc, o dado reflete avanços na geração de emprego e renda no estado.

O setor industrial também teve desempenho favorável, com crescimento de 2,5% no trimestre, puxado pelas indústrias de transformação (12,7%) e pelo setor da construção civil (12,2%). O resultado superou ligeiramente a média nacional do período, que foi de 2,4%.

Já o setor de serviços teve crescimento mais moderado, de 0,9%. Os destaques ficaram por conta das atividades de transporte, armazenagem e correio (2,5%), informação e comunicação (2,2%), atividades imobiliárias (2,0%) e outros serviços (3,1%).

Segundo o Imesc, os números positivos reforçam a importância dos investimentos públicos e privados em áreas estratégicas da economia estadual. A expectativa é de manutenção de um ambiente favorável ao crescimento econômico nos próximos trimestres.

O relatório completo sobre o PIB trimestral do Maranhão está disponível no site oficial do Imesc.

Últimas Notícias

Rolar para cima