
Reprodução de imagem: Gov.MA
A Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com a Maranhão Parcerias (Mapa), realizou na tarde desta terça-feira (4) um importante encontro com empresas credenciadas e representantes interessados em participar do Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão — o Programa Mãos à Obra.
O evento ocorreu no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís, reunindo as 150 empresas já credenciadas, além de novos empresários convidados. O diálogo teve como objetivo fortalecer parcerias, apresentar as atualizações do programa e incentivar a participação de empreendedores de todas as regiões do estado.
Para o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, a reunião reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a inclusão produtiva e a dinamização da economia local.
Durante o encontro, foram apresentados e esclarecidos os principais pontos das alterações do Edital de Credenciamento nº 02/2025 – Mãos à Obra, que regula o funcionamento do programa. O presidente da Mapa, Cassiano Pereira, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico do estado.
A proposta foi bem recebida pelas empresas presentes. Caê Medeiros, representante da Ponto2 Arquitetos, avaliou positivamente o novo fluxo de trabalho apresentado pela Segov e pela Mapa.
Sobre o Programa Mãos à Obra
O Mãos à Obra é um programa estadual voltado à manutenção e revitalização dos prédios públicos da rede estadual, que atualmente conta com mais de 3.500 imóveis distribuídos nos 217 municípios maranhenses. Com uma logística mais eficiente de mobilização e desmobilização das equipes, a iniciativa tem agilizado os serviços de reparo e conservação, fortalecendo a infraestrutura pública.
Além do impacto econômico, o programa se destaca pela execução de políticas sociais de valorização e proteção às mulheres. As empresas contratadas devem ter, preferencialmente, 51% de mulheres em seu efetivo, sendo obrigatória a contratação de 10% de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade — uma medida que alia inclusão social, dignidade e oportunidade de trabalho.
Com essa nova fase, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso com a eficiência administrativa, o fortalecimento das parcerias institucionais e o desenvolvimento social em todo o estado.