Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Chuva

21°C 31°C
Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Polilaminina: estudante de Balsas é 2º paciente no MA a receber substância experimental

Reprodução de Imagem: G1

O estudante de Agronomia Hector Lucena, de 26 anos, natural de Balsas, tornou-se o segundo paciente no Maranhão a receber a aplicação de polilaminina. O procedimento experimental foi realizado neste sábado (21), no Hospital Alvorada, em Imperatriz.

Hector perdeu o movimento das pernas após sofrer um acidente de moto no dia 23 de novembro de 2025. Desde então, familiares e amigos mobilizaram esforços para garantir que ele pudesse participar do estudo clínico que utiliza a substância.

Participação garantida por decisão judicial

De acordo com o protocolo da pesquisa, a aplicação da polilaminina deve ocorrer em até 72 horas após o trauma na medula espinhal. Diante do curto prazo, a família recorreu à Justiça para assegurar a inclusão do estudante no experimento, conseguindo autorização para que o procedimento fosse realizado dentro do período estabelecido.

O que é a polilaminina?

A polilaminina é uma substância desenvolvida por pesquisadores no Rio de Janeiro e vem sendo estudada como uma alternativa promissora no tratamento de lesões na medula espinhal. O objetivo é estimular a regeneração neural e contribuir para a recuperação de movimentos em pacientes que sofreram traumas graves.

O uso ainda é considerado experimental e faz parte de estudos clínicos controlados. Especialistas ressaltam que os resultados seguem em fase de avaliação científica, mas há expectativa positiva quanto ao potencial terapêutico da substância.

Esperança para pacientes com lesão medular

O caso de Hector reacende a esperança para pessoas que enfrentam limitações decorrentes de lesões medulares. A família do estudante segue confiante na recuperação e agradeceu o apoio recebido da comunidade de Balsas e de Imperatriz durante todo o processo.

Últimas Notícias

Rolar para cima